Início > Making of, News > 7 Dicas para Cineastas Independentes

7 Dicas para Cineastas Independentes

Depois de ter trabalhado neste primeiro curta-metragem no qual dirigi, produzi e editei; uma produção que durou 5 mêses; além de terem nascido alguns cabelos brancos, tive o prazer de errar bastante e graças à isso compartilhar com vcs algumas dicas para produzir um filme independente. Vamos ao que interessa:

1. Novas ideias = Investimento.

Se vc está produzindo um filme de baixo orçamento, sugiro que invista nos profissionais que serão extremamente necessários para aliviar a pressão sobre os seus ombros e sobre os ombros da equipe. Assistentes de set, de maquinistas, de elétrica, de direção e de produção nunca são demais. Não estou dizendo que os atores, diretores, diretores de fotografia ou operadores de áudio merecem menos atenção, mas uma boa equipe técnica aliviará as tensões de todos. Se vc está pagando um produtor e se ele for esperto, deveria investir na contratação de um assistente para lhe ajudar em qualquer problema que surgir. Eu faria isso em qualquer função.

2. Você vai precisar de um produtor.

Não estou falando daquela pessoa que não consegue para de falar, levanta as pessoas com a altura da sua voz, usa um iphone e fica contando quantas pessoas ela conhece na cidade. Não! Eu estou falando daquela pessoa que resolve problemas! Um produtor está lá para ajudar à contratar uma equipe, avisar ao diretor se algo está fora de controle ou do orçamento, ajudar à resolver problemas entre a equipe, ajudar à negociar com o dono da locação uma hora extra para gravar. Já que estou falando de cinema independente, vc talvez não tenha como subdividir essa função em produtor executivo, produtor de locação, platô, etc, provavelmente todas essas posições serão de um só ser humano.

3. Pare de viver dentro da sua cabeça.

Vc é um ser humano com uma cabeça borbulhando de ideias. Vc está querendo concretizar essas ideias há dias, meses ou até anos. Não entre no set com as ideias ainda na sua cabeça. Faça qualquer coisa que sirva para ajudar vc e a equipe à se orientar durante o dia. Algo como um storyboard, decupagem de câmera ou um simples check list. Assim vc pode acompanhar o que falta filmar e quanto tempo ainda lhe resta.

4. Ensaio Técnico e Mecânico.

Algumas vezes vc não terá tempo de ensaiar a cena com os atores. Algumas vezes muito ensaio pode esgotar os atores antes mesmo das câmeras estarem gravando. Mas um breve ensaio de movimentação que os atores farão durante a cena, sem muita atuação, vai ajudar bastante a equipe, principalmente porque a equipe pode começar a afinar a luz e começar um ensaio mecânico que envolve posição de câmera, ângulos, trilhos, etc. Ensaie a cena sempre antes de gravar, isso ajudará todos inclusive o diretor.

5. Pense em soluções. Não no problema.

Reclamar do problema não levará vc à lugar nenhum. É melhor aproveitar o tempo de lamentação para filmar algo e não ficar chorando o leite derramado, esperando que tudo esteja perfeitamente no lugar. Vc não acredita como os takes extras são utilizados na edição. Muito! Se vc ficar lamentando por não ter a locação perfeita ou os objetos de cena perfeitos, isso acabará afetando toda a equipe. Se vc está de frente com um problema, dê um tempo de 2 minutos e pense num plano B.

6. Sinta-se confortável.

Tenha sempre muita água e todo o tipo de estrutura que pode melhorar a qualidade de vida da equipe. Use tênis confortáveis, leve colírio, forneça sombrinhas e protetor solar para gravações em externa. Parece besteira, mas a equipe ficará de bom humor por mais tempo, o cansaço demorará à chegar e todos ficarão mais prestativos por mais tempo.

7. Seja flexível.

Muitas vezes vc não vai se deparar com a imagem ou a cena que estava na sua cabeça borbulhante. O truque é se adaptar rapidamente ao que vc possui na hora. Acidentes acontecem o tempo todo. Cinema independente é cinema “perrengue”, “tortura” e sofrimento. O famoso jogo de cintura é a dica mais importante que posso fornecer.

Dormi!

zzzzzZZZZZzzzzz….

Categorias:Making of, News
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: